Arquivo

Projeto divulga autores da Guarda nas escolas

“A Terra da Escrita” é uma iniciativa da Câmara da Guarda que vai envolver mais de 4.000 participantes até junho

Está em marcha, nas escolas da Guarda, o projeto “A Terra da Escrita” que pretende divulgar e promover os escritores locais e as suas obras junto da comunidade escolar, mas também a leitura e os livros.

Dinamizada pela autarquia, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, a iniciativa inclui oficinas, exposições, conferências, tertúlias e encontros com autores a realizar até junho. A edição deste ano dedica especial atenção a Vergílio Ferreira (enquanto autor de referência nacional), a Augusto Gil (um autor de referência local e regional) e a Daniel Rocha (um autor contemporâneo, local, que estabelecerá contacto com os alunos). Segundo o município, “A Terra da Escrita” é um projeto «com continuidade, de divulgação e promoção de escritores locais (concelho e distrito da Guarda) e das suas obras nas escolas do concelho». Está também prevista a edição de um jornal para divulgação dos trabalhos criados pelos alunos no âmbito do projeto.

«A iniciativa destina-se essencialmente à comunidade escolar e envolverá cerca de 4.480 participantes, entre alunos dos diferentes graus de ensino, professores e restante comunidade», acrescenta a Câmara num comunicado divulgado anteontem. A organização refere que o objetivo é divulgar a obra de autores ligados à Guarda «por nascimento ou pelos afetos» e sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos escritores locais. Desenvolver, junto dos alunos, laços de identificação com a vida e obra de autores da Guarda ou que escreveram sobre ela, estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos e dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir de algumas dessas obras, são outros dos propósitos de “A Terra da Escrita”.

Vergílio Ferreira é um dos escritores em destaque neste projeto

Sobre o autor

Deixe comentário