Sociedade

Obras na Torre dos Ferreiros vão arrancar

Escrito por Jornal O Interior

Dentro de um ano vai ser possível subir ao miradouro da Torre dos Ferreiros, na Guarda, através de um elevador panorâmico.
É esse, pelo menos, o prazo de conclusão da obra, cuja consignação da empreitada foi assinada na passada terça-feira, dia em que a cidade comemorou 819 anos. Com um valor previsto de 570.600 euros, mais IVA, será a empresa Opualte, do grupo Albino Teixeira, a responsável pelos trabalhos. O projeto inclui a instalação de um elevador panorâmico e a criação de um miradouro no topo do monumento nacional guardense. A intervenção na torre datada do século XII/XV, foi aprovada pela Direção-Geral do Património e consiste em fazer da torre, situada na zona central da cidade, um espaço de visitação.
O elevador será instalado no terreno contíguo ao monumento para levar os visitantes até ao topo, onde poderão apreciar as vistas da Guarda e do horizonte. Da responsabilidade do gabinete de arquitetura Barbosa & Guimarães, o projeto contempla a instalação de um binóculo e elementos informativos da paisagem. Para concretizar esta empreitada a autarquia garantiu um financiamento de 85 por cento no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O restante será da responsabilidade da Câmara. A Torre dos Ferreiros é uma das mais emblemáticas estruturas da antiga muralha da cidade e foi restaurada há três anos pelo município.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply