2020 vai ser azul

Escrito por Joana Dente

Foi esta a decisão da Pantone Color Institute, a empresa que todos os anos indica quais são as tendências de cores no mercado e norteia as produções de marketing, design e moda em todo o mundo.
As dúvidas estavam instaladas e apostava-se numa destas três cores: amarelo, azul ou verde.

A que venceu o título de cor do ano 2020 foi o Classic Blue, cor associada ao céu e ao mar. Em tons mais escuros, como é precisamente o caso do Azul Clássico, transmite confiança, segurança, poder e sucesso – qualidades essenciais para começar uma nova era.

A referência deste azul é 19-4052, um azul de tom escuro que remete para o momento do anoitecer e que, segundo as regras da cromoterapia, transmite também serenidade e paz interior.

É uma cor elegante e ao mesmo tempo versátil, que permite ser trabalhada em diversas texturas, ter distintos acabamentos e até revestimentos brilhantes. Além disso, é uma cor muito fácil de combinar: os fashionistas têm optado por conjugá-la com tons de amarelo e de laranja, transformando o visual em algo moderno, sem se perder, ainda assim, a graciosidade que o Classic Blue transmite. A mistura de tons contrastantes está, portanto, autorizadíssima se pretender criar um look fashion. Contudo, se preferir algo mais discreto pode optar por combinar esta cor com outros tons de azul (opção perfeita!) ou com preto, cinza, bege ou branco.
No caso de gostar de investir em peças de guarda-roupa básicas, como um vestido, um blazer ou uma blusa, este é um tom certeiro. Além disso, para as amantes de cores vibrantes, o Azul Clássico aparece como uma opção fashion na tendência de beauté… A ideia é avançar para uma sombra desta tonalidade, imprimindo leves batidinhas no canto externo dos olhos.
Que sejas bem-vindo, Classic Blue!

* @joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply