Arquivo

Neve na Torre condicionou etapa da Volta a Castilla y León

Ciclismo

O russo Sergey Shilov (Lokosphinx) venceu ao sprint a atribulada segunda etapa da Volta a Castilla y León disputada entre a Guarda e Fuentes de Oñoro no sábado.

A tirada teve que ser neutralizada ao quilómetro 84, no Alto da Torre, na Serra da Estrela, devido à queda de neve, tendo sido retomada em Manteigas, aos 102 quilómetros. No domingo, o francês Pierre Rolland (Europcar) ganhou a terceira e última etapa da prova no alto de Lubián (Zamora), uma vitória que lhe garantiu a conquista da Volta a Castilla y León. O primeiro português da geral foi Frederico Figueiredo (Rádio Popular/Boavista), enquanto o guardense e colega de equipa David Rodrigues terminou na 19ª posição.

No final, José Manuel Biscaia, presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira, entidade responsável pela realização desta etapa na região, admitiu que a prova «correu lindamente, apesar dos sobressaltos habituais cada vez que há mistura entre Portugal e Espanha. Desta vez foi a neve na subida para a Torre, pelo que tivemos que neutralizar a etapa, que foi muito dura mas lindíssima. Penso que a organização e os ciclistas viram como é que Portugal tem dois climas completamente antagónicos em dez minutos».

O também presidente da Câmara de Manteigas considerou ainda que esta aposta foi «um sucesso» e anunciou que vai propor ao presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela a organização de uma prova internacional de ciclismo que passe pela região e por Castilla y León. «Divulgámos o território a um nível popular e por pouco dinheiro, pelo que alcançámos o nosso objetivo», acrescentou José Manuel Biscaia.

Sobre o autor

Leave a Reply