A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) da Guarda vai receber uma estação GPS permanente, que será instalada no campus do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Esta medida vem colmatar a falta destas estações na região e apoiar toda a comunidade utilizadora do GPS para as diversas aplicações que recorrem ao posicionamento relativo em modo estático.
A escolha resulta de uma candidatura ao Programa Nacional de Reequipamento Científico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que, depois de «muitos avanços e recuos», refere um nota da escola, obteve agora uma decisão favorável. A candidatura foi efectuada conjuntamente com o Instituto de Investigação Científica Tropical, o Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Estado-Maior das Forças Armadas. Actualmente existem oito estações permanentes de GPS, da responsabilidade do Instituto Geográfico Português, instaladas em Cascais, Gaia, Beja, Mirandela, Lagos, Melriça, Ponta Delgada e Funchal. Entretanto, a ESTG participou no BBWorld Europe 2007, em Nice (França). O evento consistiu numa conferência de utilizadores da BlackBoard na qual professores, educadores, administradores de “e-learning” da Europa, do Médio Oriente e África se encontraram para partilhar conhecimentos e competências no campo de ensino e aprendizagem à distância.
A Blackboard Learning System é um ambiente de ensino e aprendizagem considerado líder mundial no mercado das plataformas de “e-learning”, caracterizado pela sua facilidade de uso e flexibilidade pedagógica. Esta instalada no IPG, na sequência do projecto nacional dos “Campus Virtuais”, permitindo aos alunos aceder aos conteúdos das disciplinas dos cursos que frequentam, ao mesmo tempo que facilita a comunicação entre professores e alunos.