Arquivo

Côa Criativo como um incentivo à criatividade

Pela quarta vez, a Territórios do Côa promoveu iniciativa dedicada ao empreendedorismo e à gastronomia como promoção local

Pinhel foi o palco da quarta edição do Côa Criativo, que decorreu no passado sábado com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no território de influência do Vale do Côa. Esta edição foi composta por dois workshops, “Valor de Ser e Ousar Empreender”, orientado por Maria José Madeira, e “Prato Cheio ou Gourmet? – A aposta na gastronomia como fator de valorização turística”, dinamizado por Rodrigo Menezes. Esta edição contou ainda com um “yoga break” com Helena Carvalho.

A iniciativa é da responsabilidade da Territórios do Côa, no âmbito no programa Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) PROVERE – Turismo e Património no Vale do Côa e que visa «promover o empreendedorismo, parcerias, estimular a criatividade de toda a região do Vale do Côa» explicou a coordenadora da associação, Dulcineia Catarina Moura. Esta foi a última atividade e para a responsável «o balanço é francamente positivo, ao longo das edições temos vindo a crescer». Dulcineia Catarina Moura recusa parar por aqui e garante já pensar em novos projetos, independente da denominação que possam vir a ter. «Ao longo destes anos foi criada uma dinâmica e ficou uma marca presente junto das pessoas», afirma. «Estamos e vamos continuar a trabalhar nestas questões de eficiência regional», acrescenta a responsável, assumindo que «o bem da região» é prioridade para a Territórios de Côa.

Maria José Madeira orientou o workshop de empreendedorismo e valoriza este género de iniciativas, pois considera importante «promover o empreendedorismo territorial para que se possa dinamizar a própria região». No entanto, a professora da UBI admite que, por vezes, o termo “empreendedorismo” não é bem utilizado, «porque não é um remédio para todas as soluções, o importante é estimular as pessoas a criarem algo novo e posteriormente criar valor». Com o apoio do município de Pinhel, o Côa Criativo é organizado pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, que abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Côa Criativo procura promover a região

Sobre o autor

Leave a Reply