Arquivo: Edição de 07-01-2016
Secção: Região
Inseto batizado como “Domene viriatoi”, em homenagem a Viriato, foi encontrado nas rochas do Buraco da Moura| Escaravelho subterrâneo é de cor avermelhada e mede até 8,8 milímetros | |
O estudo e trabalho de campo envolveu Artur Serrano, Carlos Aguiar e Mário Boieiro, todos do cE3c (Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais), e biólogos de outras instituições, nomeadamente José Conde (Centro de Interpretação da Serra da Estrela) e Sandra Antunes (Centro de Conservação das Borboletas de Portugal). «Trata-se de um escaravelho predador que apresenta adaptações particulares ao modo de vida subterrâneo, nomeadamente despigmentação do exosqueleto, ausência de asas e de olhos compostos funcionais, e possui apêndices alongados para mais facilmente detetar as suas potenciais presas e predadores», refere o cE3c. A mesma fonte acrescenta que a nova espécie recebeu o nome de “Domene viriatoi”, em homenagem a Viriato, prestigiado chefe militar dos lusitanos, que se presume ser originário da região da Serra da Estrela.
A descoberta já foi publicada na revista “Zootaxa”, referindo os autores que a nova espécie encontrada «é diagnosticada e comparada com espécies próximas do subgénero Lathromene Koch, 1938, endémico da Península Ibérica». O escaravelho subterrâneo de cor avermelhada e com 6,9 a 8,2 milímetros (machos) e 6,3 a 8,8 milímetros (fêmeas) de comprimento foi estudado em duas fases, entre abril e outubro de 2013 e 2014. «O nosso já rico património natural ficou enriquecido com a descoberta desta nova espécie, que apesar de ser “pequenina” em termos de envergadura, é até ao momento exclusiva do território português. Por outro lado, a sua divulgação e proteção deve ainda ser motivo de orgulho para os habitantes do concelho de Seia», referiu Artur Serrano. O coordenador do estudo adianta que «o Buraco da Moura foi classificado pelas entidades competentes como abrigo de importância nacional para a conservação dos morcegos». Logo, o acesso «deve ser restringido o máximo possível para salvaguardar a integridade deste habitat».

