Última Hora | RSS RSS | Arquivo | Ficha Técnica | Classificados | Inquéritos | Fórum | Futebol | Tempo | Farmácias | Publicidade | Newsletter | Pesquisa Avançada | Contactos | Área de Assinantes
Edição de 16-08-2018
Pesquisa:

Arquivo: Edição de 12-07-2018

Secção: Cara a Cara

Cara a Cara - Elizabete Dente
«“A Escola das Margaridas” é um hino de amor»
Tempo de leitura: 4 m
Bookmark and Share
Aumentar Tipo de LetraDiminuir Tipo de Letra

Elizabete Dente
Elizabete Dente  Clique na imagem para a aumentar.
P- Quais as motivações que a levaram a escrever e coordenar “A Escola das Margaridas”?

R- Foram diversas as motivações que me levaram a pensar neste livro, passando pela dor profunda, pela alegria e inocência de se ser criança, à forma como a Escola é (e deve ser) entendida hodiernamente. Além do mais, sublinho que a receita das vendas desta obra reverte a favor das vítimas dos incêndios de Pedrogão Grande e do dia 15 e outubro de 2017.

P- De que trata a obra?

R- É uma obra holística, dirigida às famílias, apresentada em quatro partes: Histórias, Poesias, Trabalho Pedagógico e Documentários – que, escritas por 100 autores distintos, versam sobre a Saúde, a Educação, os Valores… É uma obra carregada de esperança, espelhada em particular no conto “Pedra também chora”, do autor convidado que assumiu maior destaque, o artista Luís Fernandes (Pombal), com quem troquei algumas ideias e que ajudou a dourar a obra, demonstrando que o melhor de nós deve ser partilhado com os outros.

P- Trata-se de um livro com ilustrações. Quem as fez?

R- A ilustração desta obra ficou a cargo de Manuel Portugal, diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, que prontamente colocou ao serviço de “A Escola das Margaridas” os talentos pessoais e as horas que seriam de merecido descanso, trazendo, em cada imagem, o despertar de sonhos, de lembranças e de desafios criativos e inovadores.

P- Como educadora de infância/ professora, qual a mensagem que pretende transmitir?

R- Defino este livro como um hino de amor, um livro sem fronteiras onde todos somos convidados a ser autores, não só no que se reporta à obra – já que inclui espaços específicos para isso – mas, principalmente, no quotidiano onde cada um é responsável por cada página que escreve. Como tal, a mensagem que lhe está subjacente só pode ser o Amor.

P- Este livro é apoiado pelo Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira, como foi feito este trabalho de envolvimento com as escolas?

R - A direção do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira aceitou de imediato este projeto, com todo o entusiasmo e rigor profissional, não se poupando a esforços para que o livro cumprisse os seus princípios e os seus fins. Para além da excelente gestão e direção, é de salientar a proximidade que é estabelecida com os docentes, os funcionários e a comunidade educativa, promovendo a articulação quer na horizontal quer na vertical, com vista ao sucesso escolar.

P- Na contracapa do livro pode ler-se uma mensagem de Isabel Alçada, em representação da Presidência da República, como sentiu essa colaboração?

R- “A Escola das Margaridas” não passou despercebida aos órgãos governamentais, detentores da responsabilidade moral máxima, e é inegavelmente gratificante sentir o reforço positivo, a relevância e o incremento dado ao nosso trabalho. Se me é permitido, gostaria de agradecer publicamente a todos os que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade, nomeadamente a Ana Xavier, Elisa Matos, João Paulo Pereira, Glória Caetano, aos 100 autores e a quem se dignou colaborar e apoiar financeiramente esta obra, já que os projetos não são mais do que ideias se não existir quem tenha a bondade de as apoiar e tornar reais.

P- Têm algum outro projeto editorial previsto para breve?

R - Em breve será editado o livro intitulado “Ser Mulher - II”, com 50 textos da minha autoria, num trabalho em parceria com a fotógrafa Patrícia Vilela. Trata-se de um trabalho que desde já muito me orgulha pelo cântico de exaltação à Mulher.

Perfil:

Autora do livro “A Escola das Margaridas”

Idade: 53 anos

Profissão: Docente do Pré-Escolar

Currículo: Mestre em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico

Naturalidade: Chãs de Tavares (Mangualde)

Livro preferido: Novo Testamento

Filme preferido: “Oficial e Cavalheiro”

Hobbies: Leitura, encontro com a natureza e viajar


Votar:
Resultado:
223 Votos
Imprimir Artigo
Enviar por Email
Comentário Privado
Comentário Publico
Adicionar Favoritos

Diga o que pensa sobre este artigo. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Comentários Nome
Email
Código de VerificaçãoInsira os algarismos da figura
Anónimo
MEO Kanal 401262
© 2009 O Interior | Rua da Corredoura, 80 - R/C Direito C - 6300 Guarda | Telefone geral: 271 212 153 - Publicidade: 271 227 349 - fax: 271 223 222
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.