Última Hora | RSS RSS | Arquivo | Ficha Técnica | Classificados | Inquéritos | Fórum | Futebol | Tempo | Farmácias | Publicidade | Newsletter | Pesquisa Avançada | Contactos | Área de Assinantes
Edição de 21-09-2017
Pesquisa:

Arquivo: Edição de 07-09-2017

Secção: Política

Atual presidente da Câmara concorre a segundo mandato com dez propostas que considera serem «desejadas» pelos munícipes
Apoio ao investimento e promoção de emprego são as prioridades de Álvaro Amaro
Por: Sara Guterres
Tempo de leitura: 3 m
Bookmark and Share
Aumentar Tipo de LetraDiminuir Tipo de Letra

Álvaro Amaro quer «vitória muito forte» para concretizar «sonhos» da Guarda
Álvaro Amaro quer «vitória muito forte» para concretizar «sonhos» da Guarda  Clique na imagem para a aumentar.
O social-democrata Álvaro Amaro, que se recandidata ao segundo mandato na presidência da Câmara da Guarda, apresentou na segunda-feira o seu programa eleitoral, destacando dez compromissos para o futuro. O social-democrata afirmou que cumpriu «globalmente» o prometido em 2013 e que está disponível para «cumprir uma nova missão, com uma vitória muito forte» a 1 de outubro.

Das várias medidas divulgadas, o atual autarca destacou a implementação de um Programa de Apoio ao Investimento e Promoção de Emprego (PAIPE) e de um Programa Municipal de Apoio às IPSS. O PAIPE visa permitir que investimentos inferiores a 50 mil euros possam beneficiar de incentivos. A grande novidade deste programa será a execução de um «mecanismo objetivo de financiamento para a criação de emprego», através do qual será atribuído um crédito ao investidor por cada posto de trabalho gerado. Segundo Álvaro Amaro, o valor ainda não está estipulado e será definido em consonância com o NERGA e a ACG, mas o candidato garante que «nunca será inferior ao salário bruto mais elevado». Tratar-se-á de um crédito que pode ser descontado num período de três anos e que, de acordo com o cabeça-de-lista, permite que o investidor deixe de pagar «taxas, tarifas e preços» – como a água, por exemplo – até ao limite desse crédito.

Em cima da mesa está novamente a intenção de construir a variante que ligará a rotunda dos efes – também conhecida como da Ti’Jaquina – à Via de Cintura Externa (VICEG), um projeto que inclui a ligação ao Bairro da Luz e ao Bairro Nª Sra. dos Remédios. O estudo prévio já foi elaborado e a expectativa da candidatura do PSD é que «até 2021 a nova alameda seja aberta ao trânsito», numa extensão de cerca de um quilómetro. Outra das propostas eleitorais, que também já havia sido anunciada por Álvaro Amaro na apresentação das listas, é a construção de um Centro Tecnológico Automóvel – em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e as empresas do setor instaladas no concelho. Criar um Centro Tecnológico e Interativo do Ar da Guarda é outro anseio do edil: «Eu quero vender o ar da Guarda», confessou Álvaro Amaro, não descurando que para isso é preciso «finalizar o estudo científico tendente à sua certificação».

Na mira do PSD estão ainda propostas como a construção de um Centro de Exposições Transfronteiriço, os passadiços do Mondego e a despoluição dos rios Diz e Noéme. Avançar com um sistema de apoio financeiro para recuperação de edifícios privados degradados no centro histórico, reabilitar a Praça Velha e a Rua 31 de Janeiro, construir um Centro Náutico de Lazer na barragem do Caldeirão e o denominado Quarteirão das Artes - Museu e Centro de Arte Contemporânea, são outros dos compromissos apresentados por Álvaro Amaro.


Votar:
Resultado:
46 Votos
Imprimir Artigo
Enviar por Email
Comentário Privado
Comentário Publico
Adicionar Favoritos

Comentários dos nossos leitores
Mikemikealfa@hotmail.com
Comentário:
Conseguiu apresentar o programa para metade dos candidatos do PSD e meia dúzia de familiares. Só os candidatos à Guarda Município, Assembleia e Freguesia são 80. Contei os presentes eram 73. Já nem os candidatos seguem o seu grande líder. Já se sente o cheiro a terra queimada. Vamos ver dia 9 se o compadre Mendes traz gente.
 

Diga o que pensa sobre este artigo. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Comentários Nome
Email
Código de VerificaçãoInsira os algarismos da figura
Anónimo
MEO Kanal 401262
© 2009 O Interior | Rua da Corredoura, 80 - R/C Direito C - 6300 Guarda | Telefone geral: 271 212 153 - Publicidade: 271 227 349 - fax: 271 223 222
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.