Última Hora | RSS RSS | Arquivo | Ficha Técnica | Classificados | Inquéritos | Fórum | Futebol | Tempo | Farmácias | Publicidade | Newsletter | Pesquisa Avançada | Contactos | Área de Assinantes
Edição de 27-04-2017
Pesquisa:

Arquivo: Edição de 20-04-2017

Secção: Sociedade

Quarta edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) vai decorrer de 28 de abril a 1 de maio no Parque Urbano do Rio Diz
Guarda é capital do turismo ibérico durante quatro dias
Por: Sara Guterres
Tempo de leitura: 2 m
Bookmark and Share
Aumentar Tipo de LetraDiminuir Tipo de Letra

Certame terá uma área coberta de 8.750 metros quadrados
Certame terá uma área coberta de 8.750 metros quadrados  Clique na imagem para a aumentar.
A Feira Ibérica de Turismo (FIT) está de regresso. Entre 28 de abril e 1 de maio todos os caminhos vão dar ao Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda. Este ano a autarquia volta a apostar na internacionalização do certame e terá Cabo Verde como país convidado e a Extremadura como região de Espanha em destaque. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa vai inaugurar o certame.

Promover o setor do turismo ibérico, fomentar o intercâmbio transfronteiriço, estimular o relacionamento comercial e o crescimento dos vários setores e segmentos da economia são alguns dos principais objetivos da FIT. A internacionalização da feira é, de ano para ano, mais evidente. Quem o diz é Álvaro Amaro, para quem o “i” de ibérica é «cada vez mais de internacional», comparando a FIT à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Não esquecendo os apoios conseguidos, o edil guardense explicou que a autarquia é a principal entidade promotora, mas gostaria de ver o país a participar na sua realização. Como 2017 é Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento para a ONU, este será também o tema da FIT, onde vão estar 130 expositores – dos 260 que se inscreveram –, de «Faro a Valença e da Extremadura à Galiza», adiantou Carlos Condesso, o diretor da feira.

O evento, que ocupará uma área coberta com 8.750 metros quadrados, num percurso de quase um quilómetro para visitar todos os stands, vai acolher regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura e gastronomia. A feira funcionará de sexta a segunda-feira, das 12 à meia-noite, exceto no dia da inauguração, quando o recinto abrirá portas às 15 horas. Já no último dia a FIT encerrará às 20 horas. O bilhete diário custa dois euros e o geral fica em cinco euros, mas as crianças até aos 12 anos não pagam. Além da oferta turística variada, os visitantes poderão assistir a concertos e a sessões de “showcooking”, atividades desportivas ao ar livre, workshops, caminhadas, entre outras propostas.

De acordo com Álvaro Amaro, a FIT tem um investimento total da ordem dos 400 mil euros, mas, com os apoios obtidos e a receita da bilheteira, custará «aos cofres da autarquia cerca de 80 mil euros».


Votar:
Resultado:
41 Votos
Imprimir Artigo
Enviar por Email
Comentário Privado
Comentário Publico
Adicionar Favoritos

Comentários dos nossos leitores
Mikemikealfa@hotmail.com
Comentário:
Mais uma despesa que não criou riqueza, nem sequer abriu um novo hotel na Guarda. A feira seria uma boa iniciativa complementada com soluções culturais que fomentassem o turismo. Mais riqueza criava uma mera semana gastronómica, pois esta feira não passa de uma iniciativa desgarrada. Espero que Manteigas, Covilhã, Viseu e Aveiro tenham ganho algo.
 
Fernanda piresfernanda.s.pires@hotmail.com
Comentário:
Esta e outras iniciativas por parte da autarquia são sempre de louvar! Trazem gente, dão nome, visibilidade e alegria à cidade.
 

Diga o que pensa sobre este artigo. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Comentários Nome
Email
Código de VerificaçãoInsira os algarismos da figura
Anónimo
MEO Kanal 401262
© 2009 O Interior | Rua da Corredoura, 80 - R/C Direito C - 6300 Guarda | Telefone geral: 271 212 153 - Publicidade: 271 227 349 - fax: 271 223 222
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.