Última Hora | RSS RSS | Arquivo | Ficha Técnica | Classificados | Inquéritos | Fórum | Futebol | Tempo | Farmácias | Publicidade | Newsletter | Pesquisa Avançada | Contactos | Área de Assinantes
Edição de 23-10-2014
Pesquisa:

Arquivo: Edição de 27-05-2010

Secção: Jornal das Empresas

Escola Profissional de Trancoso
foto
Provas de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Animador Sociocultural
Tempo de leitura: 4 m
Bookmark and Share
Aumentar Tipo de LetraDiminuir Tipo de Letra

Realizaram-se vários eventos no âmbito das Provas de Aptidão Profissional do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Trancoso. Em Celorico da Beira, o “Rock Festival” dedicou dois dias (23 e 24 de Abril) às bandas rock de garagem. Participaram quadro bandas, um grupo de dança moderna, o DJ Carlos Vargas e Sengal. Esta actividade decorreu no Mercado Municipal de Celorico da Beira, promovida pelos alunos Rui Simões e Cathy Santos e tinha como estruturas de apoio às centenas de jovens participantes, restauração, bares e acampamento.

Na cidade medieval de Trancoso decorreu no dia 30 de Abril uma noite de rock ao vivo “Fuzz Tone” no Bar Água Benta, levada a cabo pelas alunas Julie Ferreira e Letícia Silva.

Em Vila Franca das Naves, a aluna Solange Gabriel organizou um evento na área do lazer e da cultura equestre.

A aluna Andreia Fernandes promoveu um intercâmbio, pondo em debate “O Papel Social e Actual da Animação Sociocultural” criando um espaço de reflexão em que participaram como comunicadores a Coordenadora do Curso Profissional de Animador Sociocultural da EPT, Dr.ª Emília Tracana, Elsa Cardoso, licenciada em Animação Sociocultural e a frequentar uma pós graduação na área e a Dr.ª Rita, professora na Área da Expressão Dramática e Corporal da Escola Superior de Educação da Guarda. Estiveram presentes, os colegas de curso da aluna e algumas escolas da região que também leccionam o Curso de Animador Sociocultural: Escola Profissional de Castelo Branco, Escola Profissional de Tondela e Instituto Politécnico da Guarda, que participaram com actuações de dança moderna e representação teatral.

Vão realizar-se ainda as seguintes actividades:

Dia 18 de Maio - “O Idoso em Movimento”, uma animação para idosos, com jogos tradicionais, que decorrerá no Parque Municipal de Trancoso e será desenvolvida pela aluna Elisa Rebelo.

Dia 19 de Maio – terá lugar um evento lúdico-pedagógico intitulado “Uma viagem na Máquina do Tempo”; esta actividade cheia de fantasia e suspense é levada à prática pelo aluno Diogo Tomé e envolve uma encenação teatral com personagens da História local e nacional, como D. Dinis, D. Isabel de Aragão, Luís Vaz de Camões, Vasco da Gama, Bandarra, Padre Costa, etc.…; esta actividade terá como público-alvo as crianças do jardim-de-infância de Santa Luzia.

Dia 25 de Maio – haverá uma actividade de animação infantil com muita criatividade e fantasia sobre “Animação e Reutilização de Materiais”, um projecto ecológico auto-sustentável, da autoria das alunas Patrícia Ramos e Tânia Campos.

De 20 a 26 de Maio, estará patente no Centro Cultural Miguel Madeira, em Vila Franca das Naves, uma Exposição intitulada “O Traje Histórico do séc. XII ao séc. XVII”, sendo o ponto alto desta actividade o dia 23, em que a aluna Vera Maurício, que promove este evento levará a cabo um desfile de moda. Trata-se de um projecto ambicioso e de grande impacto sociocultural.

Está agendado um outro projecto na área da animação de crianças intitulado “A Animação no jardim-de-infância” que vai prender a atenção das crianças com um Teatro de marionetas “O Zé das Moscas”, projecto das alunas Tânia Sousa, Liliane Gonçalves e Liliana Santos.

Dia 22 de Maio o aluno Gonçalo Ramos fomenta em Penedono um Campeonato Distrital de Futsal.

No Dia Mundial da Criança, os alunos do Curso vão estar a participar nas comemorações deste dia tão importante em Vila nova de Foz Côa e Celorico da Beira, a convite das respectivas autarquias.

Vamos ainda colaborar na Feira Medieval de Aguiar da Beira com um desfile de trajes medievais.

A agendar teremos ainda uma animação na rádio, numa parceria com a Rádio Bandarra, da autoria dos alunos Fábio Morgado e Telmo Castro.

Até ao final do ano lectivo, os alunos do Curso, estarão ainda envolvidos em inúmeras actividades com o intuito de desenvolverem as competências teórico/práticas do plano curricular, aprendendo a gerir os recursos humanos e materiais, procurando fontes de financiamento, adequando as estratégias e dominando os processos das áreas das expressões e tecnologias sociais e socioculturais, a fim de cumprirem os objectivos propostos.

A Coordenadora do Curso de Animador Sociocultural

Mª Emília Tracana


Votar:
Resultado:
37 Votos
Imprimir Artigo
Enviar por Email
Comentário Privado
Comentário Publico
Adicionar Favoritos

Diga o que pensa sobre este artigo. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Comentários Nome
Email
Código de VerificaçãoInsira os algarismos da figura
Anónimo
MEO Kanal 401262
© 2009 O Interior | Rua da Corredoura, 80 - R/C Direito C - 6300 Guarda | Telefone geral: 271 212 153 - Publicidade: 271 227 349 - fax: 271 223 222
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.