Última Hora | RSS RSS | Arquivo | Ficha Técnica | Classificados | Inquéritos | Fórum | Futebol | Tempo | Farmácias | Publicidade | Newsletter | Pesquisa Avançada | Contactos | Área de Assinantes
Edição de 19-10-2017
Pesquisa:

Arquivo: Edição de 11-08-2005

Secção: Cultura

Iniciativa é organizada pela Juvecor e abarca «todos o gostos e todas as idades»
Semana Cultural até domingo em Cortes do Meio
Tempo de leitura: 3 m
Bookmark and Share
Aumentar Tipo de LetraDiminuir Tipo de Letra

Termina no domingo mais uma Semana Cultural na freguesia de Cortes do Meio, concelho da Covilhã. A iniciativa é organizada pela Juvecor, Associação de Juventude local, e está a decorrer desde o último domingo com várias actividades culturais, desportivas e recreativas. Embora seja mais direccionada para os jovens, devido «ao meio rural em que vivemos, escasso em actividades que preencham os seus tempos livres», esta Semana Cultural abarca iniciativas para «todos os gostos e todas as idades», explica Sandra Rodrigues, secretária da Juvecor.

Assim, o primeiro dia abriu com a peça de teatro "Branca e sua Infelicidade", proporcionada pela JuveTeatro, que teve «casa cheia», seguida de um torneio de tiro ao alvo, com besta, zarabatana e arco curvo, com participação gratuita. «Foi uma abertura em grande», afirma a porta-voz da colectividade organizadora, satisfeita com a mesma adesão do público na noite de fados, na segunda-feira. Uma actividade que se fazia antigamente mas durante alguns anos deixou de constar do cartaz desta Semana Cultural. «Retomámos os fados este ano e tivémos muita gente», informa Sandra Rodrigues, referindo que numa primeira fase da vida da Juvecor- Juventude de Cortes do Meio, que já conta 15 anos, esta festa era realizada em Outubro e só há quatro anos passou para o Verão. Naquela época do ano, a participação das pessoas «era muito pouca», enquanto que em Agosto a Juvecor consegue juntar os residentes e os emigrantes que enchem a aldeia.

Durante toda a semana decorreu uma feira do livro que também teve «grande» adesão dos visitantes, não só pelo preço inferior dos livros, como também pela diversidade da oferta. Paralelamente, realizaram-se torneios desportivos de ténis, basquetebol, BTT e um "peddy paper" nocturno, na terça-feira, depois do debate sobre o tema "Para uma sexualidade responsável e saudável", com a presença de personalidades ligadas à medicina, à juventude e educação. «Foi muito interessante», recorda Sandra Rodrigues, realçando a participação dos jovens, também nas várias sessões de cinema que têm ajudado a animar as noites de Verão em Cortes do Meio.

Para hoje à noite, está marcado um torneio de basquetebol e uma actividade um pouco diferente, com os desenhos de David Casteleira. Amanhã, a noite é da música, com o festival de karaoke para o qual «todos são convidados a participar», adverte a porta-voz. A música continua no sábado, cuja noite será alusiva ao tema "Verão Tropical", com a animação a cargo do agrupamento musical "Ekos Musicais" e do Rancho Folclórico local. O último dia, domingo, ficará marcado pelos jogos na água, que serão realizados no Poço da Monteira, em plena praia fluvial. De referir que a Juvecor foi fundada em 1990 por um grupo de jovens que ainda hoje se mantém. Setenta e cinco por cento dos cerca de 90 associados que possui têm menos de 30 anos e «todos trabalham», comenta Sandra Rodrigues, esclarecendo que se trata de uma colectividade que pretende sobretudo dotar aquela aldeia de meios e de actividades que possam ocupar os tempos livres dos mais novos. Daí que aquela associação possua uma biblioteca, um centro de informática com acesso à internet e outras estruturas direccionadas a estas faixas etárias.

Rita Lopes


Votar:
Resultado:
13 Votos
Imprimir Artigo
Enviar por Email
Comentário Privado
Comentário Publico
Adicionar Favoritos

Diga o que pensa sobre este artigo. O seu comentário será publicado online após aprovação da redacção.

Comentários Nome
Email
Código de VerificaçãoInsira os algarismos da figura
Anónimo
MEO Kanal 401262
© 2009 O Interior | Rua da Corredoura, 80 - R/C Direito C - 6300 Guarda | Telefone geral: 271 212 153 - Publicidade: 271 227 349 - fax: 271 223 222
Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.